Pular para o conteúdo principal

É dia dos namorados - Mensagem aos namorados do Papa Bento XVI

Hoje é dia dos namorados. A Igreja não está alheia à realidade dos que vivem esta experiencia particular de relacionamento afetivo. Para além dos apelos comerciais, a Igreja tem uma palavra a dizer. O Papa Bento XVI dirigiu-se aos namorados lembrando-lhes o relativismo que afeta os valores essenciais e valoriza as emoções mais do que a partilha de um projecto de vida.
 RELAÇÃO SÓLIDA
Pediu aos namorados a coragem de parar para falar a dois, partilhar dificuldades, objectivos e sonhos, conhecer hábitos, qualidades e defeitos e ensina que é dessa reflexão e partilha a dois que pode nascer uma relação sólida e autêntica.
VIVER COM GRADUALIDADE ESTE CAMINHOComo namorados estais a viver uma fase única, que abre para a maravilha do encontro e faz descobrir a beleza de existir e de ser preciosos para alguém, de poder dizer um ao outro: tu és importante para mim. Vivei com intensidade, gradualidade e verdade este caminho. Não renuncieis a perseguir um ideal alto de amor, reflexo e testemunho do amor de Deus!
VERDADE E NÂO CAPRICHOS PESSOAIS
Durante o namoro, é importante que a verdade do amor ocupe sempre lugar de destaque, sobrepondo-se a caprichos ou teimosias pessoais, que acabam por prejudicar ou mesmo destruir uma relação, interrompendo o caminho que se começou a percorrer em conjunto. Procurar a verdade do amor implica também que aqueles que começaram um percurso em comum se respeitem e tenham coragem para assumir uma atitude de humildade (que não é sinónimo de fraqueza ou derrota pessoal).
CONTINUAR NO CASAMENTO
Todas estas atitudes devem começar no tempo de namoro, mas precisam obrigatoriamente de continuar pela vida fora, mesmo depois do casamento. E em contexto familiar, essa atitude de respeito mútuo, de valorização da verdade do amor será exemplo para os filhos, que também devem ser educados para viver desse modo.
NÂO ACELERAR ETAPASNamorar é uma caminhada de crescimento pessoal e a dois, que tem de se desenvolver gradualmente. Ele e ela têm de “dar tempo ao tempo” e perceber que cada coisa, cada passo em frente tem um tempo próprio para acontecer. Isso mesmo salientou Bento XVI no discurso que temos vindo a citar: Acelerar as etapas acaba por “comprometer” o amor, que ao contrário precisa de respeitar os tempos e a gradualidade nas expressões: tem necessidade de dar espaço a Cristo, que é capaz de tornar um amor humano fiel, feliz e indissolúvel.
FIDELIDADE E ABERTURA À VIDAA fidelidade e a continuidade do vosso gostar um do outro tornar-vos-ão capazes de estar também abertos à vida, de ser pais: a estabilidade da vossa união no Sacramento do Matrimónio permitirá que os filhos que Deus vos conceder cresçam confiantes na bondade da vida. Fidelidade, indissolubilidade e transmissão da vida são os pilares de qualquer família, verdadeiro bem comum, património precioso para toda a sociedade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sexta-Feira (26/08/2016), a Diocese de Patos de Minas ganha mais quatro Diáconos:  Artur Nelson,  Apáricio Clemente, Iram Alves e Lucas Espedito.  A Santa Missa com o rito de ordenação acontecerá na Igreja Matriz Nossa Senhora de  Fátima, a  partir das 19:00 hs em Patrocínio - MG  Transmitida pela rádio Rainha da Paz de Patrocínio -MG:  http://www.radiorainhadapaz.com.br/images/audio/jwplayer_sc_ra043/player.html Sobre os novos Diácono s:  Artur Nelson de Oliveira, natural de Patrocínio, (MG) da Paróquia São Geraldo. Antes de  ingressar no seminário foi por muitos anos coroinha na paróquia N. Sra. do Patrocínio.  Atualmente, exerce suas a tividades pastorais na Paróquia Bom Pastor em Monte Carmelo (MG) Aparício Clemente de Souza, natural de São Pedro da Ponte Firme, distrito do município de Presidente Olegário, MG. Atualmente, exerce suas atividades pastorais na Paróquia Imaculada Conceição em Perdizes...

Dia de São Tomé

Neste dia festejamos a santidade de vida do apóstolo que não chegou até o Céu pelas suas limitações - como acostumamos firmar ao chamá-lo de incrédulo - mas sim por ter sido atingido pela ilimitada misericórdia do Senhor. São Tomé apóstolo de Nosso Senhor Jesus Cristo era o mais "teólogo" dos doze, pois com suas perguntas possibilitava a Revelação do Cristo e a Trindade: "Tomé lhe disse: "Senhor, nós nem sabemos para onde vais, como poderíamos saber o caminho?" Jesus lhe disse: Eu sou o caminho , a verdade e a vida. Ninguém vai ao Pai a não ser por mim"(Jo 14, 6). Sobre aquele acontecimento em que o Cristo Ressuscitado "provoca" para fé São Tomé, pois somente acreditaria no testemunho dos irmãos se visse os sinais do martírio do Cristo de modo palpável, quanto a isto comentou São Gregório: "A incredulidade de Tomé não foi um acaso, mas prevista nos planos de Deus. O discípulo, que, duvidando da Ressurreição do Mestre, pôs as mãos nas cha...

XVI CONGRESSO DIOCESANO DE CATEQUESE

    Hoje a catequese de toda diocese está realizando o XVI Congresso de Catequistas no dia 26 de agosto na cidade de Lagamar.     Para realização do Congresso tudo é pensado e bem organizado. A logística, os palestrantes, os temas.     Esse ano como está proposto na formação dos catequistas; o estudo dos cadernos bíblicos, elaborados pela Terezinha Cruz, o tema será: PALAVRA DE DEUS: Centro, Fonte e Fundamento da Catequese.     Uma rica programação foi pensada, colocando o foco das palestras a Palavra de DEUS, que serão proferidas pelo Bispo Dom Cláudio, Padre Sebastião Paulino e Monsenhor Jose Magno.     É urgente a necessidade do maior conhecimento da BÍBLIA pelos catequistas como escreve abaixo a catequista Ângela Rocha:     “Muito se fala sobre Bíblia na Catequese. O grande jargão catequético é que não se faz catequese sem Bíblia ou ainda, a Bíblia é o Manual da Catequese p...