Pular para o conteúdo principal

Permita que Deus nasça em seu coração

Para receber Jesus no seio de sua casa, a primeira coisa que você deve fazer é acolhê-Lo no seu coração. É preciso se preparar para receber Jesus e a Palavra de Deus é a melhor forma para isso.

Quando ouvimos essa Palavra, a vontade que temos é de entrar nela, porque imaginamos como seria ver o nascimento do Menino Jesus, como seria encontrar José e Nossa Senhora. Quantas coisas teríamos feito se estivéssemos lá! Isso é contemplar, é viver a mesma experiência de quem estava lá.

Devemos nos alegrar com o Menino que nos foi dado para a nossa salvação. O nascimento de Jesus, naquela manjedoura, foi sinal de que Ele era o enviado de Deus.

Há várias maneiras de contemplar: quando você reza o terço, pode contemplar os mistérios pelos olhos de José, de Maria, dos pastores; assim, vai tentando imaginar, passo a passo, a história de Jesus. É como fazer memória de todos os acontecimentos. Mais do que somente lembrar, é uma lembrança alegre que torna o passado mais presente do que quando ele foi vivido.

O nascimento de Jesus pode ser mais presente para nós do que para os pastores que estavam lá. Eles sabiam que nasceria um menino enviado por Deus, mas não sabiam que Ele era o Filho de Deus, enviado pelo próprio Espírito Santo.

Quando fazemos memória, Jesus se torna vivo em nosso coração. Não é presença de lembrar, mas presença real. Deus deu a Maria a graça de gerar Jesus pelo Espírito Santo, para que soubéssemos que, todas as vezes que abrimos nosso coração e confiamos em Deus, Jesus se torna presente nas nossas vidas.

Ouvir e obedecer a Deus faz Jesus nascer em nossos corações; e quando isso acontece, significa o começo de uma nova vida. Para cada ser humano, o princípio da vida é a partir do momento em que Cristo foi imolado por Ele, é quando Jesus é sacrificado por Ele.

E quando acontece esse sacrifício? Quando a pessoa reconhece a graça e se torna consciente da vida que lhe foi dada por aquele sacrifício.

Quando reconhecemos que Jesus morreu para nos salvar, que por nossos pecados Ele foi sacrificado, a partir daí a graça nos liberta e nos purifica de todo mal, de todo pecado, e nos torna puros e santos.

Por isso pergunto: "Quem é Jesus para você? Qual é a sua consciência diante do que Ele fez para que você pudesse ter uma nova vida? Qual a manjedoura que você está preparando para a chegada do Senhor? Você está preparando o seu coração para receber Jesus, Aquele que pode e quer salvá-lo?"

Há uma passagem na Sagrada Escritura, a qual diz que Jesus enviou seus setenta e dois discípulos, dois a dois, a frente d’Ele, para todas as cidades em que Ele ia passar. Fez isso para que eles pudessem preparar as manjedouras de cada cidade para receberem o filho de Deus. O seu coração precisa ser a manjedoura onde Jesus vai nascer.

São Gregório Magno explica por que Jesus mandou os discípulos de dois em dois: “Porque menos que entre dois não pode haver amor.” Jesus mandou dois a dois para que o amor estivesse entre eles. O amor é o sinal que nos identifica como discípulos de Cristo, porque onde há o mínimo de amor Deus está presente. Isso se aplica a todos os cristãos, sobretudo, para pai e mãe.

A primeira evangelização começa em casa, é lá o primeiro lugar para o qual precisamos levar Jesus. Precisamos ensinar essa Palavra aos que estão à nossa volta, mostrar que eles podem ter uma nova vida por causa de Jesus. Nosso Senhor Jesus Cristo nasceu para nos dar uma vida nova, morreu para nos garantir essa vida e, na sua ressurreição, Ele nos deu a Sua própria vida.

Então, não se desespere, porque existe Alguém que pode salvá-lo, cuidar de você. alguém que nasceu para você e pode nascer no seu coração, basta você querer.

A nossa salvação começou naquela manjedoura, hoje é dia de entender que Jesus nasce para nos salvar.

Deixe Jesus nascer no seu coração, permita que Ele seja tudo na sua vida. Prepare a manjedoura para recebê-Lo com amor, carinho e gestos de paz. Hoje é dia de alegria e de festa, porque nasceu o Salvador. Prepare seu coração e, com amor, anuncie Jesus.


Márcio Mendes
Membro da Comunidade Canção Nova

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sexta-Feira (26/08/2016), a Diocese de Patos de Minas ganha mais quatro Diáconos:  Artur Nelson,  Apáricio Clemente, Iram Alves e Lucas Espedito.  A Santa Missa com o rito de ordenação acontecerá na Igreja Matriz Nossa Senhora de  Fátima, a  partir das 19:00 hs em Patrocínio - MG  Transmitida pela rádio Rainha da Paz de Patrocínio -MG:  http://www.radiorainhadapaz.com.br/images/audio/jwplayer_sc_ra043/player.html Sobre os novos Diácono s:  Artur Nelson de Oliveira, natural de Patrocínio, (MG) da Paróquia São Geraldo. Antes de  ingressar no seminário foi por muitos anos coroinha na paróquia N. Sra. do Patrocínio.  Atualmente, exerce suas a tividades pastorais na Paróquia Bom Pastor em Monte Carmelo (MG) Aparício Clemente de Souza, natural de São Pedro da Ponte Firme, distrito do município de Presidente Olegário, MG. Atualmente, exerce suas atividades pastorais na Paróquia Imaculada Conceição em Perdizes...

Dia de São Tomé

Neste dia festejamos a santidade de vida do apóstolo que não chegou até o Céu pelas suas limitações - como acostumamos firmar ao chamá-lo de incrédulo - mas sim por ter sido atingido pela ilimitada misericórdia do Senhor. São Tomé apóstolo de Nosso Senhor Jesus Cristo era o mais "teólogo" dos doze, pois com suas perguntas possibilitava a Revelação do Cristo e a Trindade: "Tomé lhe disse: "Senhor, nós nem sabemos para onde vais, como poderíamos saber o caminho?" Jesus lhe disse: Eu sou o caminho , a verdade e a vida. Ninguém vai ao Pai a não ser por mim"(Jo 14, 6). Sobre aquele acontecimento em que o Cristo Ressuscitado "provoca" para fé São Tomé, pois somente acreditaria no testemunho dos irmãos se visse os sinais do martírio do Cristo de modo palpável, quanto a isto comentou São Gregório: "A incredulidade de Tomé não foi um acaso, mas prevista nos planos de Deus. O discípulo, que, duvidando da Ressurreição do Mestre, pôs as mãos nas cha...

XVI CONGRESSO DIOCESANO DE CATEQUESE

    Hoje a catequese de toda diocese está realizando o XVI Congresso de Catequistas no dia 26 de agosto na cidade de Lagamar.     Para realização do Congresso tudo é pensado e bem organizado. A logística, os palestrantes, os temas.     Esse ano como está proposto na formação dos catequistas; o estudo dos cadernos bíblicos, elaborados pela Terezinha Cruz, o tema será: PALAVRA DE DEUS: Centro, Fonte e Fundamento da Catequese.     Uma rica programação foi pensada, colocando o foco das palestras a Palavra de DEUS, que serão proferidas pelo Bispo Dom Cláudio, Padre Sebastião Paulino e Monsenhor Jose Magno.     É urgente a necessidade do maior conhecimento da BÍBLIA pelos catequistas como escreve abaixo a catequista Ângela Rocha:     “Muito se fala sobre Bíblia na Catequese. O grande jargão catequético é que não se faz catequese sem Bíblia ou ainda, a Bíblia é o Manual da Catequese p...