Pular para o conteúdo principal

O que é a Síndrome pós-aborto? Como ela afeta as mulheres?, psicóloga católica responde

Aborto (1)
O site ACI/EWTN Noticias informou nesta quarta-feira (25/11/14) que uma psicóloga do Peru, afirmou que a síndrome pós-aborto(SPA) é uma síndrome que se refere à incapacidade da mulher ou do homem para processar a sua angústia, medo, raiva, tristeza e culpabilidade pela experiência de um ou vários abortos provocados.
Também é “a dificuldade para curar a ferida causada pela perda do bebê e poder estar em paz com Deus, consigo mesmo e com o resto das pessoas que estiveram implicadas em sua decisão de abortar”. Assim o define Luz Marina Aráoz Chávez, psicóloga peruana e coordenadora do projeto “Esperança” que se dedica a acompanhar mulheres que abortaram e que sofrem deste mal.
Aráoz Chávez será a encarregada da oficina sobre “O perdão na síndrome pós-aborto” que será dada no III Seminário de psicologia e pessoa humana que se realizará na casa Honório Delgado no auditório Hugo Lumbreras Cruz, nos dias 28 e 29 de novembro de 8h30 as 19h30.
“O SPA se converteu em um problema de saúde pública que afeta as mulheres e homens de diferentes situações sociais e culturais, embora a gravidez seja não desejada, se desenvolve o binômio Mãe-Filho e estas mães correm maior risco de apresentarem graves desajustes mentais depois do aborto, ainda mais se tiverem alguma doença psiquiátrica prévia”, afirma.
Neste contexto, explicam os organizadores, o papel do psicólogo é muito importante já que é necessário dar critérios de ajuda para o diagnóstico do SPA, resultado da experiência com a proposta de uma intervenção integral no processo de reconciliação pessoal que cada um realiza.
“O psicólogo cumpre um papel muito importante por que pode proporcionar as ferramentas necessárias aos diferentes profissionais da saúde para identificarem a presença da síndrome pós-aborto em pacientes que vêm por diferentes doenças alheias ao aborto, com a intenção de oferecer um tratamento integral à pessoa”, afirmam.
Mais informações em comunicaciones@centroarete.org ou info@splendorfamilia.org

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sexta-Feira (26/08/2016), a Diocese de Patos de Minas ganha mais quatro Diáconos:  Artur Nelson,  Apáricio Clemente, Iram Alves e Lucas Espedito.  A Santa Missa com o rito de ordenação acontecerá na Igreja Matriz Nossa Senhora de  Fátima, a  partir das 19:00 hs em Patrocínio - MG  Transmitida pela rádio Rainha da Paz de Patrocínio -MG:  http://www.radiorainhadapaz.com.br/images/audio/jwplayer_sc_ra043/player.html Sobre os novos Diácono s:  Artur Nelson de Oliveira, natural de Patrocínio, (MG) da Paróquia São Geraldo. Antes de  ingressar no seminário foi por muitos anos coroinha na paróquia N. Sra. do Patrocínio.  Atualmente, exerce suas a tividades pastorais na Paróquia Bom Pastor em Monte Carmelo (MG) Aparício Clemente de Souza, natural de São Pedro da Ponte Firme, distrito do município de Presidente Olegário, MG. Atualmente, exerce suas atividades pastorais na Paróquia Imaculada Conceição em Perdizes...

Dia de São Tomé

Neste dia festejamos a santidade de vida do apóstolo que não chegou até o Céu pelas suas limitações - como acostumamos firmar ao chamá-lo de incrédulo - mas sim por ter sido atingido pela ilimitada misericórdia do Senhor. São Tomé apóstolo de Nosso Senhor Jesus Cristo era o mais "teólogo" dos doze, pois com suas perguntas possibilitava a Revelação do Cristo e a Trindade: "Tomé lhe disse: "Senhor, nós nem sabemos para onde vais, como poderíamos saber o caminho?" Jesus lhe disse: Eu sou o caminho , a verdade e a vida. Ninguém vai ao Pai a não ser por mim"(Jo 14, 6). Sobre aquele acontecimento em que o Cristo Ressuscitado "provoca" para fé São Tomé, pois somente acreditaria no testemunho dos irmãos se visse os sinais do martírio do Cristo de modo palpável, quanto a isto comentou São Gregório: "A incredulidade de Tomé não foi um acaso, mas prevista nos planos de Deus. O discípulo, que, duvidando da Ressurreição do Mestre, pôs as mãos nas cha...

XVI CONGRESSO DIOCESANO DE CATEQUESE

    Hoje a catequese de toda diocese está realizando o XVI Congresso de Catequistas no dia 26 de agosto na cidade de Lagamar.     Para realização do Congresso tudo é pensado e bem organizado. A logística, os palestrantes, os temas.     Esse ano como está proposto na formação dos catequistas; o estudo dos cadernos bíblicos, elaborados pela Terezinha Cruz, o tema será: PALAVRA DE DEUS: Centro, Fonte e Fundamento da Catequese.     Uma rica programação foi pensada, colocando o foco das palestras a Palavra de DEUS, que serão proferidas pelo Bispo Dom Cláudio, Padre Sebastião Paulino e Monsenhor Jose Magno.     É urgente a necessidade do maior conhecimento da BÍBLIA pelos catequistas como escreve abaixo a catequista Ângela Rocha:     “Muito se fala sobre Bíblia na Catequese. O grande jargão catequético é que não se faz catequese sem Bíblia ou ainda, a Bíblia é o Manual da Catequese p...