Pular para o conteúdo principal

Santa Teresinha do Menino Jesus, uma das maiores santas dos tempos modernos!

santa-terezinha-e-as-rosas-4
“Uma das maiores santas dos tempos modernos”, assim disse o Papa São Pio X se referindo a Santa Teresinha.
Santa Teresinha foi proclamada Doutora da Igreja por inaugurar um caminho novo de espiritualidade, a “ Infância espiritual”. Em toda a sua vida procurou “se fazer pequena como criança”, como Jesus ensinou, de modo a poder entrar no Reino dos Céus. Um cardeal disse certa vez, que ela ‘desentulhou o caminho do céu’.
É o que admiravelmente havia compreendido Teresa de Lisieux. O texto em que exprimiu sua convicção é de indizível beleza:
“A caridade deu-me a chave de minha vocação.
Compreendi que se a Igreja tinha um corpo, composto de diferentes membros, o mais necessário, o mais nobre de todos não lhe faltava; compreendi que a Igreja tinha um coração, e que esse coração era ardente de amor. Compreendi que somente o amor fazia agir os membros da Igreja, e que se o amor chegasse a extinguir-se, os apóstolos não anunciariam mais o Evangelho, os mártires recusariam verter seu sangue.
Compreendi que o amor encerrava todas as vocações, que o amor era tudo, que abrangia todos os tempos e lugares…numa palavra, que é eterno. Então, no auge de minha alegria delirante, exclamei: “Ó Jesus, meu Amor! Minha vocação, encontrei-a enfim, minha vocação é o amor. Sim, encontrei meu lugar na Igreja, e esse lugar, ó meu Deus, fostes vós que me destes. No coração da Igreja, minha mãe, serei o amor, e assim serei tudo. Assim meu sonho se realizará” (Manuscritos autobiográficos, p.229).
Esta santa, viveu uma vida de oração e de sacrifícios em favor dos missionários e dos sacerdotes. Assim, em 1927, dois anos após sua canonização, foi declarada padroeira principal das Missões, e também começou a ser invocada desde 1944, como padroeira secundária da França, ao lado de Santa Joana D’Arc.
Por obediência escreveu “ A História de uma alma”, sua autobiografia, e entre uma série de outros pensamentos, nos deixou muitas lições. Conheça algumas delas:
1. No Céu não encontraremos olhares indiferentes nem invejosos, porque a felicidade de cada um será a de todos.
2. A desconfiança é o que mais fere o coração de Jesus.
3. Não é para ficar em uma âmbula de outro de Jesus desce do céu cada dia, mas para encontrar um outro céu, o da nossa alma, onde Ele encontra as suas delícias.
4. Nunca é demais a confiança no bom Deus, tão poderoso e tão misericordioso.
5. Não temas as tempestades da Terra! Teu Anjo te protege com suas asas.
6. Como é grande o poder da oração! Poderíamos compará-la a uma rainha, que tem sempre entrada franca junto do rei e consegue tudo o que pede.
7. Ocupemos o último lugar. Ninguém brigará convosco por causa dele.
8. A humildade consiste na verdade.
9. A santidade não consiste nesta ou naquela prática, é mais uma disposição do coração que nos faz humildes e pequenos nos braços de Deus, conscientes de nossa fragilidade, e confiantes, até a ousadia, em sua bondade de Pai.
10. É por pensarem no passado e no futuro que as criaturas se desencorajam e se desesperam.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sexta-Feira (26/08/2016), a Diocese de Patos de Minas ganha mais quatro Diáconos:  Artur Nelson,  Apáricio Clemente, Iram Alves e Lucas Espedito.  A Santa Missa com o rito de ordenação acontecerá na Igreja Matriz Nossa Senhora de  Fátima, a  partir das 19:00 hs em Patrocínio - MG  Transmitida pela rádio Rainha da Paz de Patrocínio -MG:  http://www.radiorainhadapaz.com.br/images/audio/jwplayer_sc_ra043/player.html Sobre os novos Diácono s:  Artur Nelson de Oliveira, natural de Patrocínio, (MG) da Paróquia São Geraldo. Antes de  ingressar no seminário foi por muitos anos coroinha na paróquia N. Sra. do Patrocínio.  Atualmente, exerce suas a tividades pastorais na Paróquia Bom Pastor em Monte Carmelo (MG) Aparício Clemente de Souza, natural de São Pedro da Ponte Firme, distrito do município de Presidente Olegário, MG. Atualmente, exerce suas atividades pastorais na Paróquia Imaculada Conceição em Perdizes (MG) Iram Alves Martins Júnior, natural de Monte Carmelo (M

XVI CONGRESSO DIOCESANO DE CATEQUESE

    Hoje a catequese de toda diocese está realizando o XVI Congresso de Catequistas no dia 26 de agosto na cidade de Lagamar.     Para realização do Congresso tudo é pensado e bem organizado. A logística, os palestrantes, os temas.     Esse ano como está proposto na formação dos catequistas; o estudo dos cadernos bíblicos, elaborados pela Terezinha Cruz, o tema será: PALAVRA DE DEUS: Centro, Fonte e Fundamento da Catequese.     Uma rica programação foi pensada, colocando o foco das palestras a Palavra de DEUS, que serão proferidas pelo Bispo Dom Cláudio, Padre Sebastião Paulino e Monsenhor Jose Magno.     É urgente a necessidade do maior conhecimento da BÍBLIA pelos catequistas como escreve abaixo a catequista Ângela Rocha:     “Muito se fala sobre Bíblia na Catequese. O grande jargão catequético é que não se faz catequese sem Bíblia ou ainda, a Bíblia é o Manual da Catequese por excelência. Verdade? Conceito? A realidade é que muitos catequistas ainda têm uma grande dificul

Você sabia?

Oras, é muito fácil olhar uma coisa e achar "bonito" e sair espalhando por aí porque todo mundo ta fazendo e sem procurar saber como as coisas realmente são. O mais triste é que, muitas pessoas católicas ou não e que sabem que o sistema não... é assim se calam por medo e muitas vezes repassando essas mentiras que circulam por aí. Mas agora vamos aos esclarecimentos, tudo o que está escrito aqui é verdade, existem provas e fatos. Pra quem acha que a Igreja Católica é um lugarzinho onde os padres falam "é porque Deus quis assim e pronto" aqui vai uma informação: a Igreja Católica é a instituição com o maior número de prêmios Nobel do mundo,ou seja, a Pontifícia Academia de Ciências conta com o maior número de membros laureados com prêmio Nobel sendo que foram majoritariamente escolhidos como membros da Academia bem antes de serem premiados, e quem pensa que essa academia é um clubinho onde padres se reúnem ta bem enganado,muitos dos cientistas membros, provenientes