Pular para o conteúdo principal

Como levar os pais para Deus?

familie
“Quanto mais difícil for para você, jovem, amar e honrar os seus pais, por causa dos seus defeitos, tanto mais você terá méritos diante de Deus e tanto mais será recompensado e abençoado.”
É impressionante notar como Deus valoriza a figura dos pais por causa da missão importantíssima de gerar e educar os filhos. O destaque aos pais começa pelo fato de um dos Mandamentos, o quarto, ser dedicado a eles: “Honrar pai e mãe”. Algo muito sério.
São Paulo nota que “este é o primeiro mandamento que “vem acompanhado de uma promessa”: “Honra teu pai e tua mãe, para que sejas feliz e tenhas vida longa sobre a terra” (Dt 5,16; Ef 6,2). “Honra teu pai e tua mãe, para que os teus dias se prolonguem na terra que o Senhor, teu Deus, te dará” (Ex 20,12).
Perceba como Deus abençoa copiosamente  o filho que ama e honra os pais. Fazendo eco a essas palavras o Papa João Paulo II, diz na Carta às Famílias:“Honra o teu pai e a tua mãe”, porque eles são para ti, em determinado sentido, os representantes do Senhor, aqueles que te deram a vida, que te introduziram na existência… Depois de Deus são eles os teus primeiros benfeitores… E por isso: honra os teus pais! Há aqui uma certa analogia com o culto devido a Deus” (CF, 15).
São Paulo exige: “Filhos, obedecei a vossos pais segundo o Senhor: porque isto é justo” (Ef 6,1). O Livro da Bíblia do Eclesiástico mostra a importância dos pais na vida dos filhos:
“Ouvi, meus filhos, os conselhos de vosso pai, segui-os de tal modo que sejais salvos” (Eclo 3,2).
“Quem honra sua mãe é semelhante àquele que acumula um tesouro. Quem honra seu pai achará alegria em seus filhos, será ouvido no dia da oração” (v. 5 e 6).
“Quem honra seu pai gozará de vida longa… (v.7).
“Quem teme o Senhor honra pai e mãe. Servirá aqueles que lhe deram a vida como a seus senhores”.
“Honra teu pai por teus atos, tuas palavras, tua paciência a fim de que ele te dê a sua bênção” (v.9 e 10).
“A bênção do pai fortalece a casa de seus filhos, a maldição de uma mãe a arrasa até os alicerces” (v.11).
“Meu filho, ajuda a velhice do teu pai, não o desgoste durante a vida”  (v. 14).
“Se seu espírito desfalecer sê indulgente, não o desprezes porque te sentes forte, pois tua caridade para com o teu pai não será esquecida”  (v. 15).
“…por teres suportado os defeitos de tua mãe, ser-te-á dada uma recompensa: tua casa tornar-se-á próspera na justiça, lembrar-se-ão  de ti no dia da aflição; teus pecados dissolver-se-ão como o gelo ao sol forte” (v. 16 e 17). Deus sabe que  os seus pais também têm defeitos.
Tenho trabalhado com jovens; e sei que muitos sofrem por causa dos problemas dos pais. No entanto, por amor a Deus, na força do Espírito Santo, tenho visto muitos jovens superarem os ressentimentos causados pelos pais; muitos até têm contribuído decididamente para a conversão dos pais e a mudança de suas vidas.
Quanto mais difícil for para você, jovem, amar e honrar os seus pais, por causa dos seus defeitos, tanto mais você terá méritos diante de Deus e tanto mais será recompensado e abençoado. Se seu pai ou sua mãe estão longe de Deus, leve-os para Ele. Antes de tudo com amor, carinho, sem pressa e sem pressão ou chantagem. Tenha paciência.
O melhor caminho é o da amizade com eles e o seu testemunho cristão. Quando seu pai, ou mãe, perceber o seu comportamento correto, sua bondade, humildade, desprendimento, pureza, mansidão com eles, etc., então, Deus começará a tocar a alma deles, pode crer.
Acima de tudo reze muito por eles; em cada Missa, em cada Terço, em cada Comunhão, suplique a Deus a conversão deles. Não é possível que Deus não ouça a sua oração de filho!
Ofereça também a Deus todo sofrimento que a vida lhe apresentar: o cansaço do trabalho, dos estudos, os problemas da família, os defeitos deles, acolha tudo com alegria cristã (Fil 4,4) e ofereça a Deus pela conversão deles. Isso funciona como uma alavanca espiritual. Arquimedes dizia que com uma alavanca moveria o mundo.  Com oração, jejuns, mortificações, etc., você pode mover as pedras que o impedem de chegar a Deus. Na medida em que Deus lhes abrir o coração, leve-os aos Encontros, a um grupo de oração, a rezar um Terço com você, a assistir uma Missa… aos poucos eles irão se aproximando de Deus. E você terá alegrado muito o Pai do céu.
Prof. Felipe Aquino

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sexta-Feira (26/08/2016), a Diocese de Patos de Minas ganha mais quatro Diáconos:  Artur Nelson,  Apáricio Clemente, Iram Alves e Lucas Espedito.  A Santa Missa com o rito de ordenação acontecerá na Igreja Matriz Nossa Senhora de  Fátima, a  partir das 19:00 hs em Patrocínio - MG  Transmitida pela rádio Rainha da Paz de Patrocínio -MG:  http://www.radiorainhadapaz.com.br/images/audio/jwplayer_sc_ra043/player.html Sobre os novos Diácono s:  Artur Nelson de Oliveira, natural de Patrocínio, (MG) da Paróquia São Geraldo. Antes de  ingressar no seminário foi por muitos anos coroinha na paróquia N. Sra. do Patrocínio.  Atualmente, exerce suas a tividades pastorais na Paróquia Bom Pastor em Monte Carmelo (MG) Aparício Clemente de Souza, natural de São Pedro da Ponte Firme, distrito do município de Presidente Olegário, MG. Atualmente, exerce suas atividades pastorais na Paróquia Imaculada Conceição em Perdizes (MG) Iram Alves Martins Júnior, natural de Monte Carmelo (M

XVI CONGRESSO DIOCESANO DE CATEQUESE

    Hoje a catequese de toda diocese está realizando o XVI Congresso de Catequistas no dia 26 de agosto na cidade de Lagamar.     Para realização do Congresso tudo é pensado e bem organizado. A logística, os palestrantes, os temas.     Esse ano como está proposto na formação dos catequistas; o estudo dos cadernos bíblicos, elaborados pela Terezinha Cruz, o tema será: PALAVRA DE DEUS: Centro, Fonte e Fundamento da Catequese.     Uma rica programação foi pensada, colocando o foco das palestras a Palavra de DEUS, que serão proferidas pelo Bispo Dom Cláudio, Padre Sebastião Paulino e Monsenhor Jose Magno.     É urgente a necessidade do maior conhecimento da BÍBLIA pelos catequistas como escreve abaixo a catequista Ângela Rocha:     “Muito se fala sobre Bíblia na Catequese. O grande jargão catequético é que não se faz catequese sem Bíblia ou ainda, a Bíblia é o Manual da Catequese por excelência. Verdade? Conceito? A realidade é que muitos catequistas ainda têm uma grande dificul

Você sabia?

Oras, é muito fácil olhar uma coisa e achar "bonito" e sair espalhando por aí porque todo mundo ta fazendo e sem procurar saber como as coisas realmente são. O mais triste é que, muitas pessoas católicas ou não e que sabem que o sistema não... é assim se calam por medo e muitas vezes repassando essas mentiras que circulam por aí. Mas agora vamos aos esclarecimentos, tudo o que está escrito aqui é verdade, existem provas e fatos. Pra quem acha que a Igreja Católica é um lugarzinho onde os padres falam "é porque Deus quis assim e pronto" aqui vai uma informação: a Igreja Católica é a instituição com o maior número de prêmios Nobel do mundo,ou seja, a Pontifícia Academia de Ciências conta com o maior número de membros laureados com prêmio Nobel sendo que foram majoritariamente escolhidos como membros da Academia bem antes de serem premiados, e quem pensa que essa academia é um clubinho onde padres se reúnem ta bem enganado,muitos dos cientistas membros, provenientes