Pular para o conteúdo principal

Coroa das sete dores e sete gozos de São José

São José, Pai Nutrício do Menino Jesus (imagem grande)Ao recordar as dores e alegrias de São José, a alma cristã medita as mais belas passagens do Evangelho e sente com o Santo Patriarca as angústias e doçuras daqueles mistérios.
Primeira dor:
Compadeço-me de Vós, ó Patriarca São José,  pela dor que tivestes ao verdes que vossa Santíssima Esposa era mãe,  ignorando Vós o mistério da encarnação do Filho de Deus; e me comprazo no gozo e alegria que experimentastes ao ouvir do Anjo do Senhor aquelas palavras tão consoladoras: “José, filho de Davi, não temais morar com Maria vossa esposa, porque o que leva em suas entranhas é obra do Espírito Santo”. Em memória desta dor e deste gozo, eu vos suplico que me alcanceis a graça de estar livre da soberba,  adornado da virtude da humildade e enriquecido com o dom de sabedoria.
Pai-Nosso e Ave Maria.
Segunda dor:
Compadeço-me de vós,  ó Patriarca São José,  pela dor que tivestes vendo a Jesus e a Maria alojados no presépio de Belém; e me comprazo no gozo e alegria, que vos causou ver a Jesus adorado dos anjos,  pastores e reis. Em memória desta dor e deste gozo, eu vos suplico que me alcanceis a graça de ver-me livre da avareza, adornado da virtude da liberalidade, e enriquecido com o dom de entendimento.
Pai-Nosso e Ave Maria.
Terceira dor:
Compadeço-me de vós, ó Patriarca São José,  pela dor que tivestes vendo o sangue que derramava Jesus no dia da circuncisão; e me comprazo no gozo e alegria que vos causou a imposição do nome de Jesus. Em memória desta dor e deste gozo, eu vos suplico que me alcanceis a graça de ver-me livre da luxúria, adornado da virtude da castidade e enriquecido com o dom do conselho.
Pai-Nosso e Ave Maria.
Quarta dor:
Compadeço-me de vós, ó Patriarca São José,  pela dor que tivestes ouvindo as palavras de Simeão,  quando dizia a vossa esposa Maria, que uma espada de dor havia de transpassar sua alma; e me comprazo no gozo e na alegria que experimentastes, ouvindo os louvores que Simeão e Ana tributaram a Jesus. Em memória desta dor e deste gozo, eu vos suplico que me alcanceis a graça de ver-me livre da ira, adornado da virtude da paciência e enriquecido com o dom da fortaleza.
Pai Nosso e Ave Maria.
Quinta dor:
Compadeço-me de vós,  ó Patriarca São José,  pela dor que tivestes vendo a Jesus perseguido de Herodes; e me comprazo no gozo e alegria que sentistes vendo como caiam os ídolos do Egito. Em memória desta  dor e deste gozo,  eu vos suplico que me alcanceis a graça de ver-me livre da gula,  adornado da temperança,  e enriquecido com o dom da ciência.
Pai-Nosso e Ave Maria.
Sexta dor:
Compadeço-me de vós, ó Patriarca São José, pela dor que tivestes ao saberdes que reinava Arquelau em lugar de Herodes; e me comprazo no gozo e alegria que experimentou vosso coração em poder estar seguro em Nazaré. Em memória desta dor e deste gozo, eu vos suplico que me alcanceis a graça de ver-me livre da inveja,  adornado da caridade, e enriquecido com o dom da piedade.
Pai-Nosso e Ave Maria.
Sétima dor:
Compadeço-me de vós, ó Patriarca São José,  pela dor que tivestes por terdes perdido a Jesus, ainda que sem culpa; e me comprazo no gozo e alegria que experimentastes quando O achastes no templo. Em memória desta dor e deste gozo, eu vos suplico que me alcanceis a graça de ver-me livre da preguiça,  adornado da diligência e enriquecido com o dom do temor de Deus.
Pai-Nosso e Ave Maria.
Oração
Ó glorioso Patriarca São José,  animado de uma fé viva, chego ao vosso trono de glória, em que firmíssimamente Deus vos colocou pelos méritos de Jesus e de Maria, por vossos especiais méritos e virtudes. Eu vos peço que me alcanceis a graça de livrar-me dos sete pecados capitais,  e que fique firme e constante nas virtudes a eles contrárias, e adornado dos sete dons do Espírito Santo,  e que   ame  com fervor a Jesus e a Maria. E para mais obrigar vosso compassivo coração,  lembro-vos as sete maiores dores.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sexta-Feira (26/08/2016), a Diocese de Patos de Minas ganha mais quatro Diáconos:  Artur Nelson,  Apáricio Clemente, Iram Alves e Lucas Espedito.  A Santa Missa com o rito de ordenação acontecerá na Igreja Matriz Nossa Senhora de  Fátima, a  partir das 19:00 hs em Patrocínio - MG  Transmitida pela rádio Rainha da Paz de Patrocínio -MG:  http://www.radiorainhadapaz.com.br/images/audio/jwplayer_sc_ra043/player.html Sobre os novos Diácono s:  Artur Nelson de Oliveira, natural de Patrocínio, (MG) da Paróquia São Geraldo. Antes de  ingressar no seminário foi por muitos anos coroinha na paróquia N. Sra. do Patrocínio.  Atualmente, exerce suas a tividades pastorais na Paróquia Bom Pastor em Monte Carmelo (MG) Aparício Clemente de Souza, natural de São Pedro da Ponte Firme, distrito do município de Presidente Olegário, MG. Atualmente, exerce suas atividades pastorais na Paróquia Imaculada Conceição em Perdizes (MG) Iram Alves Martins Júnior, natural de Monte Carmelo (M

XVI CONGRESSO DIOCESANO DE CATEQUESE

    Hoje a catequese de toda diocese está realizando o XVI Congresso de Catequistas no dia 26 de agosto na cidade de Lagamar.     Para realização do Congresso tudo é pensado e bem organizado. A logística, os palestrantes, os temas.     Esse ano como está proposto na formação dos catequistas; o estudo dos cadernos bíblicos, elaborados pela Terezinha Cruz, o tema será: PALAVRA DE DEUS: Centro, Fonte e Fundamento da Catequese.     Uma rica programação foi pensada, colocando o foco das palestras a Palavra de DEUS, que serão proferidas pelo Bispo Dom Cláudio, Padre Sebastião Paulino e Monsenhor Jose Magno.     É urgente a necessidade do maior conhecimento da BÍBLIA pelos catequistas como escreve abaixo a catequista Ângela Rocha:     “Muito se fala sobre Bíblia na Catequese. O grande jargão catequético é que não se faz catequese sem Bíblia ou ainda, a Bíblia é o Manual da Catequese por excelência. Verdade? Conceito? A realidade é que muitos catequistas ainda têm uma grande dificul

Você sabia?

Oras, é muito fácil olhar uma coisa e achar "bonito" e sair espalhando por aí porque todo mundo ta fazendo e sem procurar saber como as coisas realmente são. O mais triste é que, muitas pessoas católicas ou não e que sabem que o sistema não... é assim se calam por medo e muitas vezes repassando essas mentiras que circulam por aí. Mas agora vamos aos esclarecimentos, tudo o que está escrito aqui é verdade, existem provas e fatos. Pra quem acha que a Igreja Católica é um lugarzinho onde os padres falam "é porque Deus quis assim e pronto" aqui vai uma informação: a Igreja Católica é a instituição com o maior número de prêmios Nobel do mundo,ou seja, a Pontifícia Academia de Ciências conta com o maior número de membros laureados com prêmio Nobel sendo que foram majoritariamente escolhidos como membros da Academia bem antes de serem premiados, e quem pensa que essa academia é um clubinho onde padres se reúnem ta bem enganado,muitos dos cientistas membros, provenientes