Pular para o conteúdo principal

Viver os quatro fins da Missa

eucaristia-500x300Como lembra o clássico Catecismo Romano (IV, nn. 78-79), os quatro fins do Sacrifício da Missa, que coincidem com os quatro grandes sentimentos com que Jesus se ofereceu a Deus Pai na Cruz, são: a adoração (ou o louvor), a ação de graças, a reparação pelos pecados e a súplica ou oração de petição.
Os textos da Missa, quando bem vivida, despertam intensamente na alma essas quatro atitudes:
Adoração e louvor. Pensemos, por exemplo, quantas coisas podem sugerir orações litúrgicas como estas: <<Graças a Deus nas alturas… Nós vos adoramos, nós vos glorificamos!.>>, <<Santo, Santo, Santo, Senhor Deus do universo; o céu e a terra proclamam a vossa verdade, vós sois santo, ó Deus do universo, e tudo o que criastes proclama o vosso louvor>>, <<Por Cristo, com Cristo, em Cristo, a vós, Deus Pai todo-poderoso, toda a honra e toda a glória…>>, e tantas outras.
Mas não esqueçamos que, além dos textos, há também os gestos litúrgicos de adoração, que também movem a alma a orar.
A Instrução Geral do Missal Romano (n. 42), que contém as normas oficiais da Igreja para a celebração da Missa, indica, por exemplo, que os fiéis se <<ajoelhem durante a Consagração>>, e que, onde for costume, é louvável <<permanecer de joelhos do fim da aclamação do Santo até o final da Oração eucarística; e antes da Comunhão, quando o sacerdote mostra a Hóstia consagrada e diz “Eis o Cordeiro de Deus”>>. Gestos de adoração, que arrastam a alma com eles!
Como lhe dizia antes, é fácil perceber que essas orações e gestos de reverência podem despertar, interiormente, expressões muito ricas de adoração e louvor. Por exemplo, exclamar interiormente “Meu Senhor e meu Deus!”, quando o celebrante eleva e Hóstia e o Cálice, e depois faz genuflexão; ou “Adoro-te com devoção, Deus escondido”, quando ficamos de joelhos, ou quando fazemos a genuflexão que a Liturgia prescreve ao passarmos diante do sacrário, ou diante do altar após a Consagração da Missa, etc.
São Josemaria confidenciou certa vez que após a Consagração costumava dizer por dentro a Jesus: <<Bem-vindo ao altar!>>.
Ação de graças. Basta que você pense no que sugere textos litúrgicos como os seguintes: <<Na verdade, ó Pai, é nosso dever dar-vos graças>>, <<nos vos oferecemos em ação de graças este sacrifício de vida e santidade>>, e outros…
Como é possível que, diante da doação total de Cristo por nós na Missa, não lhe agradeçamos de muitas maneiras? Pode bastar, sem palavras – só com o coração -, um simples “Obrigado, Senhor; por tudo”; ou um “Obrigado por isso e aquilo”; ou deixarmos que a alma exclame interiormente: “Como és bom, Senhor, como és bom!”. E não há dúvida de que o maior momento de ação de graças é a conversa que mantemos com Jesus após a Comunhão (disso trataremos mais amplamente em outra reflexão).
Mas o coração pode ir além da gratidão. Convençamo-nos de que, muitas vezes, a melhor ação de graças, a melhor retribuição, será o oferecimento generoso – em união com a oblação de Cristo – do nosso dia, da nossa semana, dos nossos trabalhos e deveres cotidianos; e também a entrega a Deus das nossas dores e alegrias, do nosso apostolado… Quantas palavras íntimas não podem “entrar” aí, quantas “oferendas” não podemos colocar, com a intenção, na patena de casa Missa!
Reparação pelos pecados próprios e alheios, por tantas ofensas que Deus recebe. A Liturgia também nos move à contribuição e à reparação: <<Deus todo-poderoso tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna>>, <<Senhor, tende piedade de nós!>>, <<Vós que tirais o pecado do mundo, acolhei a nossa súplica>>,<<…todos os que circundam este altar… elevam a vós as suas preces para alcançar o perdão de suas faltas…>>, enfim, nós vos pedimos, tende piedade de todos nós e dai-nos participar da vida eterna…>>, etc.
Como é bom rezar essas orações, e acrescentar-lhes nossos pedidos interiores de perdão, dizendo por dentro, por exemplo, aquela “oração do coração” de que fala o Catecismo da Igreja Católica (nn. 2616 e 2667): <<Jesus Cristo,
Filho de Deus, Senhor, tem piedade de mim, pecador!>>, tão característica da espiritualidade russo-bizantina; ou repetindo o belo ato de arrependimento e desagravo de São Pedro após a ressurreição de Cristo: Senhor, tu sabes tudo, tu sabes que eu te amo! (Jo 21,17).
Súplicas, petições. Toda missa é, também, uma constante súplica pelos que participam conosco da mesma Missa – <<por si e por todos os seus>> -, por toda a Igreja, a começar pelo Papa e pelo Bispo, pelos vivos e os defuntos: <<Lembrai-vos, ó Pai…>>. E, em concreto, por tantas intenções que visam às necessidades mais prementes do mundo e da Igreja: a paz, a harmonia dos povos, a justiça na vida social e econômica, a defesa dos valores da família, a fidelidade dos governos à Lei de Deus, as vocações… (intenções lembradas especialmente na “Oração dos fiéis”), bem como as múltiplas intenções estritamente pessoais ou familiares, que vamos colocando mentalmente na patena, para que Cristo as assuma ao descer aos vasos sagrados.
Não é muita coisa?
Se pretendêssemos fazer em cada Missa “tudo” o que acabo de sugerir, sim, seria muita coisa! Seria demais! Mas não se trata disso. Eu não lhe quis dar uma “cartilha única e obrigatória”. Deus me livre! Quis apenas rasga um pouco o horizonte de possibilidades de fazer da Missa uma oração continuada. Fica na sua mão escolher algumas.
Na prática, uns dias você focalizará na Missa sobretudo as ações de graças; outros dias se concentrará na adoração – como é grata a Deus a adoração! -; em outras ocasiões, fixará especialmente o coração em algumas intenções que leva ao altar; em outras, suplicará sobretudo o perdão de Deus, como o filho pródigo, ou desejará desagravar a Jesus pelas inúmeras ofensas e esquecimentos com que o ferem todos os dias…
Cabe, portanto, a você a iniciativa do que vai fazer na missa. Será bom que o concretize quando se prepara para o Senhor Sacrifício. Vai ver como, pouco a pouco, irá colocando mais “vida” e amor na Missa, e conseguirá, com a ajuda da graça, que cada Missa seja um encontro pessoal com Cristo, e, através dele e em união com o Espírito Santo, com Deus Pai, e com todos os irmãos.
O Papa Bento XVI diz que, de todas as orações da Missa, talvez a que mais goste seja a que diz o sacerdote antes de comungar: <<Senhor Jesus Cristo, Filho do Deus vivo, que, cumprindo a vontade do Pai e agindo com o Espírito Santo, pela vossa morte destes vida ao mundo: livrai-me dos meus pecados e de todo mal; pelo vosso corpo e pelo vosso sangue, dai-me cumprir sempre a vossa vontade e jamais separar-se de vós>>. Jamais separar-se de vós…
A Missa bem vivida torna-se a “ignição” da alma, que nos move a cumprir com carinho a vontade de Deus – <<dai-me cumprir sempre a vossa vontade>> – nos detalhes cotidianos do trabalho, da vida familiar, da vida social…, enfim, em todos os momentos e circunstâncias da vida.
Retirado do Livro: Para Estar com Deus

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sexta-Feira (26/08/2016), a Diocese de Patos de Minas ganha mais quatro Diáconos:  Artur Nelson,  Apáricio Clemente, Iram Alves e Lucas Espedito.  A Santa Missa com o rito de ordenação acontecerá na Igreja Matriz Nossa Senhora de  Fátima, a  partir das 19:00 hs em Patrocínio - MG  Transmitida pela rádio Rainha da Paz de Patrocínio -MG:  http://www.radiorainhadapaz.com.br/images/audio/jwplayer_sc_ra043/player.html Sobre os novos Diácono s:  Artur Nelson de Oliveira, natural de Patrocínio, (MG) da Paróquia São Geraldo. Antes de  ingressar no seminário foi por muitos anos coroinha na paróquia N. Sra. do Patrocínio.  Atualmente, exerce suas a tividades pastorais na Paróquia Bom Pastor em Monte Carmelo (MG) Aparício Clemente de Souza, natural de São Pedro da Ponte Firme, distrito do município de Presidente Olegário, MG. Atualmente, exerce suas atividades pastorais na Paróquia Imaculada Conceição em Perdizes (MG) Iram Alves Martins Júnior, natural de Monte Carmelo (M

XVI CONGRESSO DIOCESANO DE CATEQUESE

    Hoje a catequese de toda diocese está realizando o XVI Congresso de Catequistas no dia 26 de agosto na cidade de Lagamar.     Para realização do Congresso tudo é pensado e bem organizado. A logística, os palestrantes, os temas.     Esse ano como está proposto na formação dos catequistas; o estudo dos cadernos bíblicos, elaborados pela Terezinha Cruz, o tema será: PALAVRA DE DEUS: Centro, Fonte e Fundamento da Catequese.     Uma rica programação foi pensada, colocando o foco das palestras a Palavra de DEUS, que serão proferidas pelo Bispo Dom Cláudio, Padre Sebastião Paulino e Monsenhor Jose Magno.     É urgente a necessidade do maior conhecimento da BÍBLIA pelos catequistas como escreve abaixo a catequista Ângela Rocha:     “Muito se fala sobre Bíblia na Catequese. O grande jargão catequético é que não se faz catequese sem Bíblia ou ainda, a Bíblia é o Manual da Catequese por excelência. Verdade? Conceito? A realidade é que muitos catequistas ainda têm uma grande dificul

Você sabia?

Oras, é muito fácil olhar uma coisa e achar "bonito" e sair espalhando por aí porque todo mundo ta fazendo e sem procurar saber como as coisas realmente são. O mais triste é que, muitas pessoas católicas ou não e que sabem que o sistema não... é assim se calam por medo e muitas vezes repassando essas mentiras que circulam por aí. Mas agora vamos aos esclarecimentos, tudo o que está escrito aqui é verdade, existem provas e fatos. Pra quem acha que a Igreja Católica é um lugarzinho onde os padres falam "é porque Deus quis assim e pronto" aqui vai uma informação: a Igreja Católica é a instituição com o maior número de prêmios Nobel do mundo,ou seja, a Pontifícia Academia de Ciências conta com o maior número de membros laureados com prêmio Nobel sendo que foram majoritariamente escolhidos como membros da Academia bem antes de serem premiados, e quem pensa que essa academia é um clubinho onde padres se reúnem ta bem enganado,muitos dos cientistas membros, provenientes