13 de abril de 2015

ATÉ QUANDO VAI O TEMPO PASCAL?


Duração – O Tempo pascal compreende os cinqüenta dias entre o domingo da Ressurreição e o domingo de Pentecostes. Sejam estes 50 dias celebrados com alegria e exultação, como se fossem um só dia de festa, ou melhor, “como um grande domingo”. Principalmente nesses dias se cante o Aleluia.

Domingos da Páscoa – Os oito primeiros dias do Tempo pascal formam a oitava da Páscoa e são celebrados como solenidades do Senhor. Os domingos do Tempo pascal devem ser chamados domingos da Páscoa. Após o domingo da Ressurreição, os demais são chamados de 2º, 3º, 4º, 5º, 6º e 7º domingos da Páscoa.

Ascensão do Senhor – No quadragésimo dia depois da Páscoa celebra-se a Ascensão do Senhor, a não ser que seja transferida para o 7º domingo da Páscoa, nos lugares onde não for considerada dia santo de guarda.

Pentecostes – Os dias de semana depois da Ascensão, até o sábado antes de Pentecostes inclusive, constituem uma preparação para a vinda do Espírito Santo Paráclito. Com o domingo de Pentecostes encerra-se o tempo pascal.


(Fonte: Instrução Geral do Missal Romano, n° 22 a 26)

Nenhum comentário:

Postar um comentário