Pular para o conteúdo principal



O mundo virtual foi abalado na última semana com o “Desafio Charlie, Charlie”. O fato consiste em colocar dois lápis ou duas canetas, um sobre o outro no formato de uma cruz, em um papel dividido em quatro partes- duas delas com a palavra ‘sim’ e duas delas com a palavra ‘não’. Em seguida, os adolescentes ou jovens fazem uma pergunta invocando um suposto espírito que se chamaria Charlie (daí o nome da prática). Se o lápis ou a caneta se mexerem, começa o suposto diálogo ou a fuga de alguém correndo e gritando. Milhares de internautas colocaram no Youtube e nas redes sociais suas ‘experiências’. O fenômeno também invadiu avassaladoramente as escolas. Uma escola, por exemplo, em Manaus, precisou encerrar as aulas, após alunos terem passado mal se utilizando da prática.

O “Charlie” pode ter até “ressuscitado” (porque muitos conhecemos esta antiga prática com o copo ou o compasso. Lembram?) pelos EUA como jogada de marketing muito criativa de um filme que em breve estará nos cinemas. Na trama, o jovem também tem o nome de Charlie (Mexicano nenhum tem este nome!). O interessante é que a própria sinopse do filme ‘A Força’ fala de ‘atividade paranormal e fenômenos sobrenaturais’. Explicações à parte...

O que a mim, como cristão e educador, interessa é que mais uma vez, por detrás de um desafio que ‘viralizou’ a internet pode estar a presença sutil do mal. O Papa Francisco tem exortado constantemente os cristãos, dizendo: “Por favor, não façamos negócios com o diabo. Levemos a sério os perigos de sua presença no mundo. Não podemos ser ingênuos” (Homilia de 11 de Outubro de 2013).

A mesma Sagrada Escritura adverte a respeito de adivinhações e invocações aos espíritos dos mortos. Isto desagrada a Deus (Cf. Levítico 19, 26. 31).

Interessante foi a intervenção de um famoso exorcista espanhol da atualidade. Trata-se do Padre Fortea. Falando sobre a suposta ‘brincadeira’ de invocação deste espírito, como nova mania nas redes sociais, o sacerdote afirmou que “alguns espíritos que estão na origem desta prática vão perturbar participantes deste jogo. As pessoas realmente podem sofrer as piores consequências por causa desses demônios”.

Percebam, o que está em jogo é que na verdade, os jovens são iniciados em uma espécie de ritual de invocação de um espírito. Isto não é salutar! Não é recomendável! Para nós, não é cristão!

Não é hora de introduzir adolescentes e jovens num mundo que mistura humor e horror. Na atual situação do Brasil e do mundo, brincando de Charlie, afastamos ainda mais os futuros protagonistas da história do compromisso com o real, com o bem e a verdade. É hora de ensinar aos jovens usarem o lápis e a caneta para o progresso desta nação. É justamente agora que devemos dizer que eles precisam se comunicar com os vivos, com os pais, os irmãos, os amigos, os professores; mais com a voz do que o whatsapp e a internet. É o oportuno momento para apresentá-los o Espírito Santo, o Único Espírito do Bem e do Amor. Nosso Verdadeiro Companheiro e Amigo! Lápis, canetas e espíritos não podem mover a vida de ninguém. Deus sim! Ele move corações, almas, histórias, vidas!

Pe. Dudu
Junho de 2015

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sexta-Feira (26/08/2016), a Diocese de Patos de Minas ganha mais quatro Diáconos:  Artur Nelson,  Apáricio Clemente, Iram Alves e Lucas Espedito.  A Santa Missa com o rito de ordenação acontecerá na Igreja Matriz Nossa Senhora de  Fátima, a  partir das 19:00 hs em Patrocínio - MG  Transmitida pela rádio Rainha da Paz de Patrocínio -MG:  http://www.radiorainhadapaz.com.br/images/audio/jwplayer_sc_ra043/player.html Sobre os novos Diácono s:  Artur Nelson de Oliveira, natural de Patrocínio, (MG) da Paróquia São Geraldo. Antes de  ingressar no seminário foi por muitos anos coroinha na paróquia N. Sra. do Patrocínio.  Atualmente, exerce suas a tividades pastorais na Paróquia Bom Pastor em Monte Carmelo (MG) Aparício Clemente de Souza, natural de São Pedro da Ponte Firme, distrito do município de Presidente Olegário, MG. Atualmente, exerce suas atividades pastorais na Paróquia Imaculada Conceição em Perdizes (MG) Iram Alves Martins Júnior, natural de Monte Carmelo (M

XVI CONGRESSO DIOCESANO DE CATEQUESE

    Hoje a catequese de toda diocese está realizando o XVI Congresso de Catequistas no dia 26 de agosto na cidade de Lagamar.     Para realização do Congresso tudo é pensado e bem organizado. A logística, os palestrantes, os temas.     Esse ano como está proposto na formação dos catequistas; o estudo dos cadernos bíblicos, elaborados pela Terezinha Cruz, o tema será: PALAVRA DE DEUS: Centro, Fonte e Fundamento da Catequese.     Uma rica programação foi pensada, colocando o foco das palestras a Palavra de DEUS, que serão proferidas pelo Bispo Dom Cláudio, Padre Sebastião Paulino e Monsenhor Jose Magno.     É urgente a necessidade do maior conhecimento da BÍBLIA pelos catequistas como escreve abaixo a catequista Ângela Rocha:     “Muito se fala sobre Bíblia na Catequese. O grande jargão catequético é que não se faz catequese sem Bíblia ou ainda, a Bíblia é o Manual da Catequese por excelência. Verdade? Conceito? A realidade é que muitos catequistas ainda têm uma grande dificul

Você sabia?

Oras, é muito fácil olhar uma coisa e achar "bonito" e sair espalhando por aí porque todo mundo ta fazendo e sem procurar saber como as coisas realmente são. O mais triste é que, muitas pessoas católicas ou não e que sabem que o sistema não... é assim se calam por medo e muitas vezes repassando essas mentiras que circulam por aí. Mas agora vamos aos esclarecimentos, tudo o que está escrito aqui é verdade, existem provas e fatos. Pra quem acha que a Igreja Católica é um lugarzinho onde os padres falam "é porque Deus quis assim e pronto" aqui vai uma informação: a Igreja Católica é a instituição com o maior número de prêmios Nobel do mundo,ou seja, a Pontifícia Academia de Ciências conta com o maior número de membros laureados com prêmio Nobel sendo que foram majoritariamente escolhidos como membros da Academia bem antes de serem premiados, e quem pensa que essa academia é um clubinho onde padres se reúnem ta bem enganado,muitos dos cientistas membros, provenientes