Pular para o conteúdo principal

Quem foi o Papa João Paulo II?

O Papa João Paulo II (Karol Józef Wojtyla), polonês, foi eleito Papa a 16 de Outubro de 1978, num momento muito difícil em que o mundo enfrentava a perigosa guerra fria entre os EUA e a União Soviética. Todos temiam uma guerra nuclear que poderia acabar com o Planeta.
João Paulo II obteve o doutorado  em Teologia (1948), em Roma, com uma tese sobre o conceito da fé nas obras de São João da Cruz. Foi professor de Teologia Moral e Ética no Seminário Maior de Cracóvia e na Faculdade de Teologia de Lublin. Em 4 de Julho de 1958, o Papa Pio XII nomeou-o Bispo Auxiliar de Cracóvia. Em Janeiro de 1964 foi nomeado Arcebispo de Cracóvia pelo Papa Paulo VI, que o criou Cardeal a 26 de Junho de 1967. Participou no Concilio Vaticano II (1962-65), dando um contributo importante na elaboração da Constituição “Gaudium et Spes”. Foi eleito Papa em 16 de Outubro de 1978. Foi o primeiro papa não italiano depois de muitos anos. A grande surpresa foi ter vindo de um país da Cortina de Ferro comunista.
João Paulo II realizou 146 visitas pastorais na Itália e visitou 317 paróquias romanas. Fez 104 viagens apostólicas pelo mundo, escreveu 14 Encíclicas, 15 Exortações Apostólicas, 11 Constituições Apostólicas e 45 Cartas Apostólicas. Deixou 5 livros;  celebrou 147 ritos de Beatificação – nos quais proclamou 1338 Beatos – e 51 Canonizações, com um total de 482 Santos. Realizou 9 Consistórios, nos quais criou 231 Cardeais (mais um 1 in pectore). Convocou 15 Assembleias do Sínodo dos Bispos: 6 gerais ordinárias (1980, 1983, 1987, 1990, 1994 e 2001), 1 assembleia-geral extraordinária (1985) e 8 assembleias especiais (1980, 1991, 1994, 1995, 1997, 1998 e 1999). Promulgou o novo Código de Direito Canônico Latino e das Igrejas Orientais, em 1983; o novo Catecismo da Igreja Católica, em 1992; proclamou o Ano da Redenção, o Ano Mariano e o Ano da Eucaristia, culminando no Grande Jubileu do Ano 2000. Inaugurou a celebração das Jornadas Mundiais da Juventude. Em suas Audiências Gerais das Quartas-feiras (cerca de 1160) participaram mais de 17 milhões e 600 mil peregrinos, sem contar as outras Audiências especiais e as cerimônias religiosas (mais de 8 milhões de peregrinos apenas no decorrer do Grande Jubileu do Ano 2000). Realizou 38 Visitas Oficiais e as restantes 78 Audiências ou Encontros com Chefes de Estado, como também as 246 Audiências e Encontros com Primeiros-ministros.
Com 25 anos de pontificado, João Paulo II foi o terceiro papa de pontificado mais longo na história da Igreja. Foi um gigante que deixou saudade em todo o mundo, marcando com sua presença amiga e corajosa todos os povos por onde passou. Esteve no Brasil por três vezes e foi muito amado pelo povo brasileiro.
Em 13 de Maio de 1981, na Praça de São Pedro, o Papa sofreu um grave atentado. Não morreu por verdadeiro milagre. Ele disse depois que “uma mão puxou o gatilho, mas outra mão (de Nossa Senhora de Fátima) o protegeu”. No ano seguinte, no mesmo 13 de maio, foi a Fátima e colocou o projétil da arma que o atingiu, na coroa de Nossa Senhora de Fátima.  Segundo o inquérito da polícia de Roma, foi um atentado da KGB russa que o queria matar. Sem dúvida o Papa João Paulo II foi o principal agente na queda do comunismo em 1989, com a queda do “Muro da Vergonha” (Berlim), libertando inúmeros países (Hungria, Polônia, Checoslováquia, Bulgária, Romênia, etc.) do jugo escravizante comunista de Moscou. No Jubileu do ano 2000 revelou, integralmente, em Fátima, o famoso Terceiro Segredo de Fátima. Em termos simbólicos ficou claro que se tratava da ação do comunismo contra a Igreja no século XX, passando pelo atentado que ele sofreu.
João Paulo II, auxiliado pelo cardeal Joseph Ratzinger, seu sucessor como Bento XVI, deu combate à perigosa e herética teologia da libertação (de cunho marxista), que despreza o espiritual e só dá ênfase ao social e político como meios de libertação do povo. Cria um falso cristianismo.
Morreu em Roma, sábado 2 de Abril de 2005, e será canonizado no dia da festa da Divina Misericórdia, que ele instituiu. Seu sucessor natural foi o Papa Bento XVI que o serviu durante 24 anos como Prefeito da Congregação da Fé.
Prof. Felipe Aquino

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sexta-Feira (26/08/2016), a Diocese de Patos de Minas ganha mais quatro Diáconos:  Artur Nelson,  Apáricio Clemente, Iram Alves e Lucas Espedito.  A Santa Missa com o rito de ordenação acontecerá na Igreja Matriz Nossa Senhora de  Fátima, a  partir das 19:00 hs em Patrocínio - MG  Transmitida pela rádio Rainha da Paz de Patrocínio -MG:  http://www.radiorainhadapaz.com.br/images/audio/jwplayer_sc_ra043/player.html Sobre os novos Diácono s:  Artur Nelson de Oliveira, natural de Patrocínio, (MG) da Paróquia São Geraldo. Antes de  ingressar no seminário foi por muitos anos coroinha na paróquia N. Sra. do Patrocínio.  Atualmente, exerce suas a tividades pastorais na Paróquia Bom Pastor em Monte Carmelo (MG) Aparício Clemente de Souza, natural de São Pedro da Ponte Firme, distrito do município de Presidente Olegário, MG. Atualmente, exerce suas atividades pastorais na Paróquia Imaculada Conceição em Perdizes (MG) Iram Alves Martins Júnior, natural de Monte Carmelo (M

XVI CONGRESSO DIOCESANO DE CATEQUESE

    Hoje a catequese de toda diocese está realizando o XVI Congresso de Catequistas no dia 26 de agosto na cidade de Lagamar.     Para realização do Congresso tudo é pensado e bem organizado. A logística, os palestrantes, os temas.     Esse ano como está proposto na formação dos catequistas; o estudo dos cadernos bíblicos, elaborados pela Terezinha Cruz, o tema será: PALAVRA DE DEUS: Centro, Fonte e Fundamento da Catequese.     Uma rica programação foi pensada, colocando o foco das palestras a Palavra de DEUS, que serão proferidas pelo Bispo Dom Cláudio, Padre Sebastião Paulino e Monsenhor Jose Magno.     É urgente a necessidade do maior conhecimento da BÍBLIA pelos catequistas como escreve abaixo a catequista Ângela Rocha:     “Muito se fala sobre Bíblia na Catequese. O grande jargão catequético é que não se faz catequese sem Bíblia ou ainda, a Bíblia é o Manual da Catequese por excelência. Verdade? Conceito? A realidade é que muitos catequistas ainda têm uma grande dificul

Você sabia?

Oras, é muito fácil olhar uma coisa e achar "bonito" e sair espalhando por aí porque todo mundo ta fazendo e sem procurar saber como as coisas realmente são. O mais triste é que, muitas pessoas católicas ou não e que sabem que o sistema não... é assim se calam por medo e muitas vezes repassando essas mentiras que circulam por aí. Mas agora vamos aos esclarecimentos, tudo o que está escrito aqui é verdade, existem provas e fatos. Pra quem acha que a Igreja Católica é um lugarzinho onde os padres falam "é porque Deus quis assim e pronto" aqui vai uma informação: a Igreja Católica é a instituição com o maior número de prêmios Nobel do mundo,ou seja, a Pontifícia Academia de Ciências conta com o maior número de membros laureados com prêmio Nobel sendo que foram majoritariamente escolhidos como membros da Academia bem antes de serem premiados, e quem pensa que essa academia é um clubinho onde padres se reúnem ta bem enganado,muitos dos cientistas membros, provenientes