13 de dezembro de 2016

Papa celebra hoje 47 anos de ordenação sacerdotal

Cidade do vaticano (RV) - O Papa Francisco celebra hoje o 47° aniversário de sua ordenação sacerdotal, ocorrida em 13 de dezembro de 1969, pelas mãos do Arcebispo Ramón José Castellano, no dia em que o calendário litúrgico festeja Santa Luzia, a mártir de Siracusa.

 

A vocação

 

Em 21 de setembro, com apenas 17 anos, Jorge Bergoglio se apressava para sair com seus amigos para festejar o Dia do Estudante. Antes disto, porém, como bom católico que era, decidiu iniciar o dia com uma passada pela sua Paróquia, a Igreja de San José de Flores.

Ali chegando, encontrou um sacerdote que não conhecia, mas que de imediato lhe causou uma boa impressão e a quem pediu para confessar. Não tratou-se de uma confissão como outra qualquer, mas de um encontro capaz de exaltar a sua fé a ponto de descobrir a sua vocação religiosa.

Voltou para casa com uma firme decisão: queria, devia tornar-se um sacerdote.

Trecho do Livro “Jorge Mario Bergoglio, Papa Francisco” (S. Rubin e F. Ambrogetti), que conta as história reveladas pelo próprio Francisco.

Bergoglio entrou na Companhia de Jesus em 11 de março de 1958, fazendo a Profissão Solene em 22 de abril de 1973. Em 20 de maio de 1992 foi nomeado Bispo por João Paulo II e que em 21 de fevereiro de 2001 o criou Cardeal. O Arcebispo de Buenos Aires foi eleito Pontífice em 13 de março de 2013. (JE)

Veja mais no site da Rádio Vaticano: http://br.radiovaticana.va/

.................................................................................................................................

 

Encontro de atualização para presbíteros ainda recebe inscrições

 

Tema proposto é “A contínua construção da unidade de vida”

 

Estão abertas até o dia 20 de dezembro as inscrições para o Encontro de Atualização para Presbíteros 2017. Esta que é a segunda edição do curso acontecerá de 02 a 22 de janeiro de do ano que vem, em Cachoeira do Campo (MG).

O encontro é promovido pela Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A formação terá momentos teóricos e práticos sobre cinco eixos temáticos, os quais devem valorizar a experiência de vida presbiteral. São eles: a Vida humano-afetiva; Vida espiritual; Vida Comunitária; Vida intelectual; e Vida Apostólica.

Poderão se inscrever presbíteros diocesanos de todo o Brasil, que tenham de 10 a 25 anos de sacerdócio. Eles devem estar, de acordo com a Comissão, em pleno exercício de seu ministério e na ordinariedade da vida e da missão presbiterais. A formação, ressaltam os organizadores, deve contribuir para os sacerdotes “que estejam em momentos de mudanças de atividades pastoral-missionárias; que estejam em momento particular que exija uma revisão de vida; que queiram abrir o coração para amar, rever, celebrar, agradecer e fortalecer o dom da vocação”. As vagas são limitadas.

O objetivo é aprofundar a vida e a missão dos presbíteros, em tempo de globalização, como discípulos missionários de Jesus Cristo a serviço do Reino. Neste sentido, a proposta é de que haja uma visita à própria história e seu itinerário vocacional; o destacar à centralidade da palavra de Deus e da Eucaristia no exercício do próprio ministério; e o favorecimento de uma maior unificação e integração da vida pessoal e presbiteral.

Quanto à metodologia, o curso terá um momento teórico e outro prático, conduzidos por uma equipe multidisciplinar. O programa também contemplará celebrações eucarísticas diárias, Liturgia das Horas, Leitura Orante da Palavra de Deus, piedade popular e momentos devocionais, como terço, adoração ao Santíssimo Sacramento e via-sacra. Também serão desenvolvidos espaços de partilha e revisão de vida e atividades pastorais missionárias.

Veja mais no site da CNBB: http://www.cnbb.org.br/

.................................................................................................................................

 

Regional Leste 2 realiza Encontro de Estudos em Direito Canônico


 

Tem início hoje, 13 de dezembro, no Instituto de Filosofia e Teologia Dom João Resende Costa da PUC Minas - Campus Coração Eucarístico, em Belo Horizonte (MG), o Encontro de Estudos em Direito Canônico do Regional Leste 2 (Minas Gerais e Espírito Santo) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.

O encontro é uma iniciativa do vigário judicial do Tribunal Eclesiástico Interdiocesano e de Apelação, padre Vicente Ferreira, e da presidência do Regional Leste 2, com o objetivo levar adiante os trabalhos do Tribunal Eclesiástico Interdiocesano e de Apelação, em Belo Horizonte, em colaboração com as diversas (arqui)dioceses que dele ainda dependem.

O Encontro de Estudos em Direito Canônico, que segue até quinta-feira, 15 de dezembro, reúne 30 participantes que atuam nas (arqui)dioceses do Regional Leste 2, além de  servidores do Tribunal de sua circunscrição.

 

Confira a programação: 

 

⇒ 13 de dezembro - Terça-feira

8h às 11h30 - O Novo Processo Canônico de Nulidade Matrimonial

13h30 às 17h30 -  O Processo Breve diante do Bispo - Instrução do Processo Breve


⇒ 14 de dezembro - Quarta-feira
8h30 às 11h30 - As Câmaras de Instrução Processual


13h30 às 17h30 -  Citação - Intimações - Cumprimento de Cartas Precatórias


⇒ 15 de dezembro - Quinta-feira
8h30 às 11h30 - Troca de experiências


Veja mais no site do Regional Leste 2: 
http://www.cnbbleste2.org.br/

.................................................................................................................................


JM cuida da Casa Comum plantando árvores em Alagoas

 

O grupo de Juventude Missionária (JM) do Povoado Prata, em São Sebastião (AL), depois de trabalhar a Novena Missionária junto à comunidade, cujo tema foi “Cuidar da Casa da Casa Comum é nossa Missão”, percebeu a necessidade de fazer algo que pudesse ir ao encontro daquilo que está degradando nossa Casa Comum.

Vendo também uma realidade local onde o desmatamento tornou-se corriqueiro, o grupo da JM tomou a iniciativa de fazer um ato concreto para colocar em prática tudo o que foi trabalhado durante as nove noites de Novena Missionária.

No encontro semanal o grupo decidiu distribuir mudas de árvores pela comunidade. Para concretizar este projeto os jovens entraram em contanto com o Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável - Emater/AL. Este órgão foi responsável por ceder um total de 100 mudas, as quais foram entregues às famílias e também plantadas às margens do pequeno riacho que corta o povoado.

O projeto teve a participação de uma secretária da Emater e 12 membros da Juventude Missionária, beneficiando cerca de 40 famílias.

Durante a entrega das mudas a comunidade acolheu a iniciativa dos jovens. “Em uma realidade onde temos visto um grande desrespeito pela natureza, que é criação de Deus, é nosso dever contribuir para a recuperação desta criação divina”, relatou Daniel Salgueiro, coordenador da JM no Povoado Prata. Com informações da JM, Povoado Prata (AL)
Veja mais no site da POM: 
http://www.pom.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário