Pular para o conteúdo principal

Papa celebra hoje 47 anos de ordenação sacerdotal

Cidade do vaticano (RV) - O Papa Francisco celebra hoje o 47° aniversário de sua ordenação sacerdotal, ocorrida em 13 de dezembro de 1969, pelas mãos do Arcebispo Ramón José Castellano, no dia em que o calendário litúrgico festeja Santa Luzia, a mártir de Siracusa.

 

A vocação

 

Em 21 de setembro, com apenas 17 anos, Jorge Bergoglio se apressava para sair com seus amigos para festejar o Dia do Estudante. Antes disto, porém, como bom católico que era, decidiu iniciar o dia com uma passada pela sua Paróquia, a Igreja de San José de Flores.

Ali chegando, encontrou um sacerdote que não conhecia, mas que de imediato lhe causou uma boa impressão e a quem pediu para confessar. Não tratou-se de uma confissão como outra qualquer, mas de um encontro capaz de exaltar a sua fé a ponto de descobrir a sua vocação religiosa.

Voltou para casa com uma firme decisão: queria, devia tornar-se um sacerdote.

Trecho do Livro “Jorge Mario Bergoglio, Papa Francisco” (S. Rubin e F. Ambrogetti), que conta as história reveladas pelo próprio Francisco.

Bergoglio entrou na Companhia de Jesus em 11 de março de 1958, fazendo a Profissão Solene em 22 de abril de 1973. Em 20 de maio de 1992 foi nomeado Bispo por João Paulo II e que em 21 de fevereiro de 2001 o criou Cardeal. O Arcebispo de Buenos Aires foi eleito Pontífice em 13 de março de 2013. (JE)

Veja mais no site da Rádio Vaticano: http://br.radiovaticana.va/

.................................................................................................................................

 

Encontro de atualização para presbíteros ainda recebe inscrições

 

Tema proposto é “A contínua construção da unidade de vida”

 

Estão abertas até o dia 20 de dezembro as inscrições para o Encontro de Atualização para Presbíteros 2017. Esta que é a segunda edição do curso acontecerá de 02 a 22 de janeiro de do ano que vem, em Cachoeira do Campo (MG).

O encontro é promovido pela Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A formação terá momentos teóricos e práticos sobre cinco eixos temáticos, os quais devem valorizar a experiência de vida presbiteral. São eles: a Vida humano-afetiva; Vida espiritual; Vida Comunitária; Vida intelectual; e Vida Apostólica.

Poderão se inscrever presbíteros diocesanos de todo o Brasil, que tenham de 10 a 25 anos de sacerdócio. Eles devem estar, de acordo com a Comissão, em pleno exercício de seu ministério e na ordinariedade da vida e da missão presbiterais. A formação, ressaltam os organizadores, deve contribuir para os sacerdotes “que estejam em momentos de mudanças de atividades pastoral-missionárias; que estejam em momento particular que exija uma revisão de vida; que queiram abrir o coração para amar, rever, celebrar, agradecer e fortalecer o dom da vocação”. As vagas são limitadas.

O objetivo é aprofundar a vida e a missão dos presbíteros, em tempo de globalização, como discípulos missionários de Jesus Cristo a serviço do Reino. Neste sentido, a proposta é de que haja uma visita à própria história e seu itinerário vocacional; o destacar à centralidade da palavra de Deus e da Eucaristia no exercício do próprio ministério; e o favorecimento de uma maior unificação e integração da vida pessoal e presbiteral.

Quanto à metodologia, o curso terá um momento teórico e outro prático, conduzidos por uma equipe multidisciplinar. O programa também contemplará celebrações eucarísticas diárias, Liturgia das Horas, Leitura Orante da Palavra de Deus, piedade popular e momentos devocionais, como terço, adoração ao Santíssimo Sacramento e via-sacra. Também serão desenvolvidos espaços de partilha e revisão de vida e atividades pastorais missionárias.

Veja mais no site da CNBB: http://www.cnbb.org.br/

.................................................................................................................................

 

Regional Leste 2 realiza Encontro de Estudos em Direito Canônico


 

Tem início hoje, 13 de dezembro, no Instituto de Filosofia e Teologia Dom João Resende Costa da PUC Minas - Campus Coração Eucarístico, em Belo Horizonte (MG), o Encontro de Estudos em Direito Canônico do Regional Leste 2 (Minas Gerais e Espírito Santo) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.

O encontro é uma iniciativa do vigário judicial do Tribunal Eclesiástico Interdiocesano e de Apelação, padre Vicente Ferreira, e da presidência do Regional Leste 2, com o objetivo levar adiante os trabalhos do Tribunal Eclesiástico Interdiocesano e de Apelação, em Belo Horizonte, em colaboração com as diversas (arqui)dioceses que dele ainda dependem.

O Encontro de Estudos em Direito Canônico, que segue até quinta-feira, 15 de dezembro, reúne 30 participantes que atuam nas (arqui)dioceses do Regional Leste 2, além de  servidores do Tribunal de sua circunscrição.

 

Confira a programação: 

 

⇒ 13 de dezembro - Terça-feira

8h às 11h30 - O Novo Processo Canônico de Nulidade Matrimonial

13h30 às 17h30 -  O Processo Breve diante do Bispo - Instrução do Processo Breve


⇒ 14 de dezembro - Quarta-feira
8h30 às 11h30 - As Câmaras de Instrução Processual


13h30 às 17h30 -  Citação - Intimações - Cumprimento de Cartas Precatórias


⇒ 15 de dezembro - Quinta-feira
8h30 às 11h30 - Troca de experiências


Veja mais no site do Regional Leste 2: 
http://www.cnbbleste2.org.br/

.................................................................................................................................


JM cuida da Casa Comum plantando árvores em Alagoas

 

O grupo de Juventude Missionária (JM) do Povoado Prata, em São Sebastião (AL), depois de trabalhar a Novena Missionária junto à comunidade, cujo tema foi “Cuidar da Casa da Casa Comum é nossa Missão”, percebeu a necessidade de fazer algo que pudesse ir ao encontro daquilo que está degradando nossa Casa Comum.

Vendo também uma realidade local onde o desmatamento tornou-se corriqueiro, o grupo da JM tomou a iniciativa de fazer um ato concreto para colocar em prática tudo o que foi trabalhado durante as nove noites de Novena Missionária.

No encontro semanal o grupo decidiu distribuir mudas de árvores pela comunidade. Para concretizar este projeto os jovens entraram em contanto com o Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável - Emater/AL. Este órgão foi responsável por ceder um total de 100 mudas, as quais foram entregues às famílias e também plantadas às margens do pequeno riacho que corta o povoado.

O projeto teve a participação de uma secretária da Emater e 12 membros da Juventude Missionária, beneficiando cerca de 40 famílias.

Durante a entrega das mudas a comunidade acolheu a iniciativa dos jovens. “Em uma realidade onde temos visto um grande desrespeito pela natureza, que é criação de Deus, é nosso dever contribuir para a recuperação desta criação divina”, relatou Daniel Salgueiro, coordenador da JM no Povoado Prata. Com informações da JM, Povoado Prata (AL)
Veja mais no site da POM: 
http://www.pom.org.br/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sexta-Feira (26/08/2016), a Diocese de Patos de Minas ganha mais quatro Diáconos:  Artur Nelson,  Apáricio Clemente, Iram Alves e Lucas Espedito.  A Santa Missa com o rito de ordenação acontecerá na Igreja Matriz Nossa Senhora de  Fátima, a  partir das 19:00 hs em Patrocínio - MG  Transmitida pela rádio Rainha da Paz de Patrocínio -MG:  http://www.radiorainhadapaz.com.br/images/audio/jwplayer_sc_ra043/player.html Sobre os novos Diácono s:  Artur Nelson de Oliveira, natural de Patrocínio, (MG) da Paróquia São Geraldo. Antes de  ingressar no seminário foi por muitos anos coroinha na paróquia N. Sra. do Patrocínio.  Atualmente, exerce suas a tividades pastorais na Paróquia Bom Pastor em Monte Carmelo (MG) Aparício Clemente de Souza, natural de São Pedro da Ponte Firme, distrito do município de Presidente Olegário, MG. Atualmente, exerce suas atividades pastorais na Paróquia Imaculada Conceição em Perdizes (MG) Iram Alves Martins Júnior, natural de Monte Carmelo (M

XVI CONGRESSO DIOCESANO DE CATEQUESE

    Hoje a catequese de toda diocese está realizando o XVI Congresso de Catequistas no dia 26 de agosto na cidade de Lagamar.     Para realização do Congresso tudo é pensado e bem organizado. A logística, os palestrantes, os temas.     Esse ano como está proposto na formação dos catequistas; o estudo dos cadernos bíblicos, elaborados pela Terezinha Cruz, o tema será: PALAVRA DE DEUS: Centro, Fonte e Fundamento da Catequese.     Uma rica programação foi pensada, colocando o foco das palestras a Palavra de DEUS, que serão proferidas pelo Bispo Dom Cláudio, Padre Sebastião Paulino e Monsenhor Jose Magno.     É urgente a necessidade do maior conhecimento da BÍBLIA pelos catequistas como escreve abaixo a catequista Ângela Rocha:     “Muito se fala sobre Bíblia na Catequese. O grande jargão catequético é que não se faz catequese sem Bíblia ou ainda, a Bíblia é o Manual da Catequese por excelência. Verdade? Conceito? A realidade é que muitos catequistas ainda têm uma grande dificul

Você sabia?

Oras, é muito fácil olhar uma coisa e achar "bonito" e sair espalhando por aí porque todo mundo ta fazendo e sem procurar saber como as coisas realmente são. O mais triste é que, muitas pessoas católicas ou não e que sabem que o sistema não... é assim se calam por medo e muitas vezes repassando essas mentiras que circulam por aí. Mas agora vamos aos esclarecimentos, tudo o que está escrito aqui é verdade, existem provas e fatos. Pra quem acha que a Igreja Católica é um lugarzinho onde os padres falam "é porque Deus quis assim e pronto" aqui vai uma informação: a Igreja Católica é a instituição com o maior número de prêmios Nobel do mundo,ou seja, a Pontifícia Academia de Ciências conta com o maior número de membros laureados com prêmio Nobel sendo que foram majoritariamente escolhidos como membros da Academia bem antes de serem premiados, e quem pensa que essa academia é um clubinho onde padres se reúnem ta bem enganado,muitos dos cientistas membros, provenientes