Pular para o conteúdo principal

Virgem Maria a flor entre os espinhos. Fora concebida, pura como um anjo, imaculada como um lírio

O Verbo viria ao mundo sem contrair culpa, e nasceria puro e virgem, de uma Virgem, pura e imaculada, para fazer-se o “Cordeiro de Deus que tira os pecados do mundo”, a fim de expiar satisfatoriamente o pecado no grande Sacrifício do Gólgota.
n/d
O homem, pelo pecado, contraiu uma dívida imensa para com Deus; e pobre criatura finita, não poderia saldá-la por si. Os Sacrifícios do Antigo Testamento ainda que aceitos pela Divindade, somados aos de todos os povos infiéis, eram insuficientes e até inúteis, em face do pecado que é um mal infinito aos olhos de Deus. Todos sentiam-se culpados e eram impelidos a oferecer sacrifícios sobre sacrifícios, para desagravar a justiça divina ofendida.
Insatisfeitos, contudo, eles continuavam a oferecer suas dádivas a Deus, e, no intuito de aplacar o Céu e obter a reconciliação da Divindade com os homens, fizeram, como os judeus, verdadeiras hecatombes: Enquanto estes na inauguração do Templo de Jerusalém imolaram vinte e dois mil bois e cento e vinte mil ovelhas num só dia, os infiéis chegaram à insensatez de imolar, como os fenícios, seus filhos a Baal ou a Maloch, ou como os romanos que sacrificaram crianças à mãe dos deuses Lares. Por outro lado, conta-se que em Cartago, todos os anos era sacrificado um cidadão para aplacar a ira dos deuses.
Pois bem: Isto tudo vinha manifestar a insuficiência frisante de todos os sacrifícios aceitáveis ou não, e de tanto sangue derramado para aplacar a justiça divina. Culpada, a humanidade sabia ser incapaz de oferecer a Deus uma oblação pura e digna, e de valor infinito e único.
Por isso não só os judeus, mas até os outros povos por seus oráculos, esperavam a vinda do Messias.
Só um Deus poderia remitir a nossa dívida, mas Ele, em essência, era insacrificável, porque todo o sacrifício exige a morte e a efusão do sangue. Entretanto, Deus não pode morrer porque é eterno, e sangue não podia derramar porque é puro espírito.
Era necessário, pois, que Deus se fizesse homem. Mas não é possível admitir que um Deus encarnado, puro e imaculado, viesse a nascer de uma Mãe algum tempo manchada pela culpa. Deus e o pecado são incompatíveis. O Verbo se faria homem e nasceria de uma Virgem Imaculada.
Como para Deus não há impossíveis, assim Ele quis e assim foi: Maria Imaculada, concebida sem pecado é que dá a Deus a Carne pura e o Sangue límpido, para que a Vítima fosse Santa, na ara da Cruz.
E Maria já era no mundo, como lírio entre os espinhos: Fora concebida, pura como um anjo, imaculada como um lírio.
Agora sim, o Verbo viria ao mundo sem contrair culpa, e nasceria puro e virgem, de uma Virgem, pura e imaculada, para fazer-se o “Cordeiro de Deus que tira os pecados do mundo”, a fim de expiar satisfatoriamente o pecado no grande Sacrifício do Gólgota.
E não poderia ser de outra forma; assim, Deus cumpriria a grande promessa que fez a nossos pais, no paraíso, ao amaldiçoar a serpente infernal: “Porei inimizade, entre ti e a Mulher, entre a tua descendência e a sua. Ela te esmagará a cerviz para sempre”.
E aí está uma Mulher prodigiosa e a sua descendência se vingaria da serpente e entre essa Mulher privilegiada e a serpente haveria inimizade perpétua. O demônio seria vencido pelo triunfo sem igual dessa Mulher forte. Ora, se Maria não fosse Imaculada em sua Conceição e tivesse sido atingida pelo pecado, não teria sido perpétua essa inimizade com o “tirano do abismo”, porque o pecado é um ato de amizade com o inimigo de Deus, e por um instante que fosse Ela manchada, já não seria vencedora, mas vencida. E a dignidade de Jesus exige que sua Mãe seja Imaculada, mesmo nos primeiros momentos de sua vida, no seio de Santa Ana. E ainda mais: A vitória contra esse inimigo pertence à Mulher e à sua descendência, isto é, a Jesus Cristo, seu Filho, e nós que lhe somos irmãos, descendentes de Maria que nos é Mãe, e Mãe Imaculada.
Ângelo Antônio Dallegrave. Maria a flor entre os espinhos. pp. 13-15. 1958. Edições Paulinas. Fonte: Sensus Fidei

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sexta-Feira (26/08/2016), a Diocese de Patos de Minas ganha mais quatro Diáconos:  Artur Nelson,  Apáricio Clemente, Iram Alves e Lucas Espedito.  A Santa Missa com o rito de ordenação acontecerá na Igreja Matriz Nossa Senhora de  Fátima, a  partir das 19:00 hs em Patrocínio - MG  Transmitida pela rádio Rainha da Paz de Patrocínio -MG:  http://www.radiorainhadapaz.com.br/images/audio/jwplayer_sc_ra043/player.html Sobre os novos Diácono s:  Artur Nelson de Oliveira, natural de Patrocínio, (MG) da Paróquia São Geraldo. Antes de  ingressar no seminário foi por muitos anos coroinha na paróquia N. Sra. do Patrocínio.  Atualmente, exerce suas a tividades pastorais na Paróquia Bom Pastor em Monte Carmelo (MG) Aparício Clemente de Souza, natural de São Pedro da Ponte Firme, distrito do município de Presidente Olegário, MG. Atualmente, exerce suas atividades pastorais na Paróquia Imaculada Conceição em Perdizes (MG) Iram Alves Martins Júnior, natural de Monte Carmelo (M

XVI CONGRESSO DIOCESANO DE CATEQUESE

    Hoje a catequese de toda diocese está realizando o XVI Congresso de Catequistas no dia 26 de agosto na cidade de Lagamar.     Para realização do Congresso tudo é pensado e bem organizado. A logística, os palestrantes, os temas.     Esse ano como está proposto na formação dos catequistas; o estudo dos cadernos bíblicos, elaborados pela Terezinha Cruz, o tema será: PALAVRA DE DEUS: Centro, Fonte e Fundamento da Catequese.     Uma rica programação foi pensada, colocando o foco das palestras a Palavra de DEUS, que serão proferidas pelo Bispo Dom Cláudio, Padre Sebastião Paulino e Monsenhor Jose Magno.     É urgente a necessidade do maior conhecimento da BÍBLIA pelos catequistas como escreve abaixo a catequista Ângela Rocha:     “Muito se fala sobre Bíblia na Catequese. O grande jargão catequético é que não se faz catequese sem Bíblia ou ainda, a Bíblia é o Manual da Catequese por excelência. Verdade? Conceito? A realidade é que muitos catequistas ainda têm uma grande dificul

Você sabia?

Oras, é muito fácil olhar uma coisa e achar "bonito" e sair espalhando por aí porque todo mundo ta fazendo e sem procurar saber como as coisas realmente são. O mais triste é que, muitas pessoas católicas ou não e que sabem que o sistema não... é assim se calam por medo e muitas vezes repassando essas mentiras que circulam por aí. Mas agora vamos aos esclarecimentos, tudo o que está escrito aqui é verdade, existem provas e fatos. Pra quem acha que a Igreja Católica é um lugarzinho onde os padres falam "é porque Deus quis assim e pronto" aqui vai uma informação: a Igreja Católica é a instituição com o maior número de prêmios Nobel do mundo,ou seja, a Pontifícia Academia de Ciências conta com o maior número de membros laureados com prêmio Nobel sendo que foram majoritariamente escolhidos como membros da Academia bem antes de serem premiados, e quem pensa que essa academia é um clubinho onde padres se reúnem ta bem enganado,muitos dos cientistas membros, provenientes